sábado, 31 de outubro de 2015

Depressão na gestação 01

Então...
Estou aqui, grávida, sozinha e mal.
Quando me separei do meu companheiro e me deparei com essa imensa solidão, estando grávida, comecei a procurar blogs, páginas ou qualquer coisa em busca de alguém que estivesse passando pela mesma situação que eu, pra me sentir "menos pior" talvez. Comecei a ler diversas coisas de mães solteiras e no meio do caminho sempre lia coisas assim: "então minha mãe fica com o bebê enquanto...", ou, "minhã irmã tem me ajudado...", ou "arrumei um namorado que me da muito apoio...", ou "quando a babá não vem...", ou "minha empregada limpou...", resumindo, parece que ninguém estava de fato lidando com essa experiência sozinha, apenas sem marido, então eu continuava me sentindo péssima. Queria alguém que de fato estivesse passando por tudo isso sozinha para que eu pudesse aprender com essa experiência. Como não achei ninguém, cá estou, escrevendo para talvez futuramente ajudar ou só dividir essa experiência com alguém.
Graças a Deus tenho meus pais vivos e minha mãe me apoia sempre que possível, via telefone, pois moramos em estados diferentes, sou filha única, então contar com ajuda de irmãos não tem como. Não tenho nenhum parente aqui onde moro e amigos eu não fiz, pelo fato de vir pra cá "casada" e sempre ter uma rotina cheia, enfim, estou fisicamente sozinha aguardando a chegada do meu bebê.
Já tive quadros de depressão ao longo da vida, sendo que um foi bem grave e tive que tratar com medicamento por anos. Nesse momento, venho passando por um estado psicológico bem delicado, por tudo o que me aconteceu e morro de medo de cair novamente em uma depressão profunda. Tenho lido a respeito e sei que após o parto temos uma série de mudanças hormonais e no cotidiano que contribuem ainda mais para esse quadro, então estou aqui, vivendo um dia após o outro e tentando me segurar e me controlar ao máximo para não cair nessa de novo.
Semana que vem tenho consulta e vou relatar para meu médico esse meu receio, por isso dei o título de "depressão 01", pois pretendo relatar esse processo todo aqui. Sei que os medicamentos que tratam essa "doença infeliz" são muito fortes, então não sei ao certo como farei para evitar esse mal, mas todas as informações e ajudas que eu conseguir, irei compartilhar com vocês.
Deus vai agir

2 comentários:

  1. Maya, admiro muito a coragem do seu relato. Sou sobrevivente de uma depressão e sei bem o quanto é horrível lidar com isso. Estou também grávida e espero que você tenha forças pra seguir sem precisar de medicamentos. Vou acompanhar com muito carinho!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo carinho. Peguei alguns livros para ler, estou tentando todo tipo de ajuda. Irei relatando todo o processo.
    Essa doença ainda é muito incompreendida por muita gente, todo apoio é bem vindo.

    ResponderExcluir